segunda-feira, 23 de maio de 2011

Seminário em Pelotas avalia perspectivas para a Agricultura Familiar

O Centro Colaborador em Alimentação Escolar (Cecane) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), promoveu na quinta-feira (19/05), no auditório da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas, o Seminário de Avaliação e Perspectivas da Agricultura Familiar. Entre as autoridades presentes estiveram, representando o Cecane, Lecian Gilberto Konrad; pela Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetag), Jair Fernando Bonow; o chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Clima Temperado, João Carlos Costa Gomes; e a gerente Regional da Emater/RS-Ascar, Karin Peglow, no ato representando a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Estado.

O evento faz parte de uma estratégia de ação que visa qualificar atores envolvidos no Programa Nacional de Alimentação Escolar. O objetivo foi reunir gestores públicos e agentes sociais situados nos quatro Territórios da Cidadania do RS. A gerente regional da Emater/RS-Ascar; Karin Peglow falou que a instituição tem total participação na política pública que visa qualificar a produção da agricultura familiar no âmbito territorial. Conforme Karin, os extensionistas estão preparados para atender a demanda de seis mil famílias rurais, no plano de Assistência Técnica e Extensão Rural contratado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Na programação do Seminário, foram apresentadas experiências municipais de compra e venda de gêneros alimentícios da agricultura familiar para a merenda escolar. Também foram realizados debates, mesa-redonda e trabalho em grupo sobre os desafios e perspectivas para o aprimoramento e implementação de políticas públicas. (AI - Emater/RS)


Nenhum comentário: