quinta-feira, 19 de maio de 2011

Palácio Piratini irá priorizar refeições com produtos orgânicos

Um pedido do governador levou a gerente da Ala Residencial e responsável pela cozinha do Palácio Piratini, Jussara Dutra, às compras, nesta quarta-feira (18), na Feira Ecológica realizada duas vezes por semana na Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa). Tarso Genro quer prioridade aos alimentos orgânicos nas refeições servidas na sede do Executivo.

Acompanhada pelo secretário da Seapa), Luiz Fernando Mainardi, e representantes de outras secretarias, Jussara comprou os ingredientes para o almoço desta quinta-feira (19), com produtores de alimentos orgânicos. O encontro integra as atividades dos 90 anos do Piratini e terá no cardápio uma entrada com folhas verdes, tomate, tofu, flores comestíveis e pão de hibisco. No prato principal, escondidinho de aipim com bertalha, arroz, feijão misto, bife de soja, farofa de cenoura, hibisco, cebola e alho. Para beber, sucos de uva, folhas verdes e chá mate com limão, e para sobremesa serão servidas tortas de maçã e banana, além de frutas da estação.

O produtor da Associação Agroecológica dos Colonos Ecologistas da região de Torres, Nei Dimer, ressalta que a feira não teria continuidade se não existissem pessoas "simpáticas e curiosas". "É um privilégio para nós, que nunca fomos ouvidos por nenhum governante, hoje termos representantes do Palácio fazendo compras aqui", afirmou Dimer, que planta bananas sem agrotóxicos há 10 anos.

O secretário de Agricultura declarou sua satisfação com a longevidade do projeto. "Estamos comemorando 10 anos desta feira, que faz a alegria não só dos que aqui trabalham, mas dos moradores de todo o entorno do Menino Deus. A comunidade desta região se apropriou da feira. Neste dia em que o palácio faz suas compras aqui, devemos celebrar o apoio do Governo do Estado aos alimentos limpos e de qualidade", disse Mainardi.

Também participaram da atividade o diretor do Departamento de Agricultura Familiar da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, José Adelmar Batista, a presidente da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, Arlete Pasqualetto, a diretora do Jardim Botânico do RS, Andréia Carneiro e a diretora do Museu de Ciências Naturais do Estado, Simone Mirapalhete.

Feira Ecológica
Horários:
segunda-feira das 13h às 19h, e aos sábados das 7h às 13h
Local: Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio
Endereço: Avenida Getúlio Vargas, 1384, bairro Menino Deus, Porto Alegre

Texto: Daiane Roldão
Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini
Edição: Redação Palácio Piratini (51) 3210.4305

Nenhum comentário: