SEMENTES CRIOULAS




A riqueza biológica não esta distribuída uniformemente pelo globo terrestre. Ela se concentra nos países tropicais do terceiro mundo. Contudo, a maioria dos planos para conservação da Biodiversidade tem sua origem em países do norte e trazem em seu bojo categorias sociais de desenvolvimento e planejamento de países industrializados e afluentes (SHIVA, 1992).

O desaparecimento dos meios de vida e de sustento das populações encontra-se intimamente ligado a erosão da biodiversidade. A proteção desta só pode ser assegurada se ela voltar a ser à base da produção agrícola, da silvicultura e da produção animal. A prática da biodiversidade é a chave para sua conservação. (SHIVA, 1992).

A agricultura de subsistência cultiva as principais plantas alimentícias há mais de 10.000 anos privá-los desse recurso é, pelo menos, uma perversidade, porque as sementes crioulas são originárias das seleções dos agricultores. Proibi-los da reprodução destas variedades é roubar a herança de milênios. As famílias de agricultores protegerão melhor nossos recursos genéticos vegetais que os bancos de genes. O acesso ao material genético é um direito natural da Humanidade, Não tem dono. Muitos agricultores familiares, já abriram seus olhos, e começam a proteger suas sementes, buscando a independência em relação as grandes corporações. O plantio das sementes crioulas (tradicionais) remete o agricultor novamente as suas raízes. A semente não representa somente o grão, mas também toda a cultura perdida desde a
implantação da revolução verde. É neste sentido que temos que trabalhar o valor das coisas simples como solidariedade, esperança e trabalho. Não se busca o retrocesso, mas independência da agricultura familiar, buscando intercambio entre as facilidades de trabalho da modernidade e a sustentabilidade e auto-suficiência alimentar que foram as marcas do pequeno agricultor.

Toda essa riqueza de biodiversidade vem sendo amplamente ameaçada pela inserção na agricultura de uma nova categoria de sementes, as sementes transgênicas ou geneticamente modificadas, que são aquelas que tiveram genes estranhos, de qualquer outro ser vivo, inseridos em seu código genético. O processo consiste na transferência de um ou mais genes responsáveis por determinada característica num organismo para outro organismo ao qual se pretende incorporar esta característica. Pode-se, com essa tecnologia, inserir genes de porcos em seres humanos, de vírus ou bactérias em milho e assim por diante. As sementes transgênicas são patenteadas pelas empresas que as desenvolveram. Quando o agricultor compra essas sementes, ele assina um contrato que o proíbe de replantá-las no ano seguinte (prática de guardar sementes, tradicional da agricultura), comercializá-las, trocá-las ou passá-las adiante. Do ponto de vista agronômico, os principais usos desta técnica encontram-se nas culturas da soja, milho, canola, batata e algodão, com genes de resistência aos herbicidas, a insetos e vírus, sendo os dois últimos isolados ou conjuntamente. Através da biotecnologia, empresas públicas e privadas estão trabalhando para o desenvolvimento de plantas transgênicas de alfafa, canola, melão, milho, pepino, uva, batata, abóbora, soja e tomate resistentes a doenças causadas por vírus, além de tomate e pimenta, mais especificamente, resistentes a doenças causadas por fungos organismos vivos, como por exemplo, nematóides, bactérias, fungos, vírus, etc.

Como vemos esta pratica de transformação não é benéfica para agricultura familiar, pois está deixando um espaço muito grande entre o pequeno agricultor e o agronegócio, o acesso as sementes fica sobre o controle das grandes empresas que colocam nelas o preço que querem, dificultando o acesso dos pequenos agricultores, que não tem como enfrentar o poder das grandes empresas ficando elas com a maior fatia e o controle da tecnologia em suas mãos para barganhar tornando- se desta maneira absolutas dentro de seus objetivos que são o lucro e o aumento do seu capital.

Com base nessas constatações a produção de Sementes Crioulas na UNAIC começou a ser realizada em setembro de 1994, motivados pela assessoria técnica das entidades parceiras da UNAIC, Pastoral Rural da Igreja Católica e CAPA - Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor, entidade que é ligada a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB. O programa passa então a receber também o apoio da EMBRAPA, que contribuiu com o programa através da realização de troca de material genético entre a empresa e os agricultores.
 
No ano de 1997, foi criado o banco Comunitário de Sementes, que tem como objetivo promover a troca de cultivares entre os agricultores e consequentemente a reprodução e preservação dessas variedades.

Em 1999 a produção de sementes crioulas de Milho e Feijão passa a ser um programa institucional da UNAIC, para isso foi realizado o cadastro junto ao antigo Departamento de Produção Vegetal - DPV do governo do Estado do Rio Grande do Sul, que oficializa a UNAIC como produtora de sementes, com isso a UNAIC passa a buscar e atender novos mercados de comercialização dentre os quais se destacaram a comercialização de sementes via o programa Troca Troca do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que propiciou o acesso de Comunidades tradicionais como as Indígenas e Quilombolas além de Assentados da Reforma Agrária a essas sementes.

 No ano de 2001 a UNAIC recebe através de um programa do governo do Estado do Rio Grande do Sul, uma Unidade de Beneficiamento de Sementes - UBS, que foi a primeira da América Latina a processar grãos, e também sendo a primeiras e únicas UBS na América Latina a ser administrada exclusivamente por agricultores familiares. Essa UBS foi inaugurada em Agosto de 2002, na ocasião da realização da 1ª Feira Estadual de Sementes Crioulas e Tecnologias Populares que tinha como principais objetivos, a divulgação do trabalho  de preservação de sementes realizado em Canguçu, além de possibilitar trocas de experiências de produção de Sementes Crioulas de todo o Estado, além desses objetivos a Feira despertou na comunidade local a importância da preservação e conservação da biodiversidade, A Feira já foi realizada em outras duas oportunidades sendo a 2ª edição em 2004 e a 3ª edição em 2006, evento que reuniu mais de 20.000 pessoas e discutiu a necessidade da preservação da biodiversidade como um projeto de desenvolvimento sustentável.

Em 2005, com a mudança da Lei de Sementes a UNAIC e com o repasse da responsabilidade de credenciamento da produção de Sementes do DPV, para o Ministério da Agricultura, foi necessário refazer todo o processo de recadastramento junto a esta instituição.

Ao longo desses 14 anos de projeto a UNAIC já conseguiu, resgatar e reproduzir 19 cultivares de Semente de Milho, 7 cultivares de semente de feijão , 2 cultivares de semente trigo e 4 cultivares de Sementes de Adubação Verde Crioulas.
Porém somente a partir de 2004 conseguimos produzir sementes em quantidade suficiente para garantir a comercialização das mesmas. Hoje já estamos produzindo e
comercializando 11 cultivares de milho crioulo: Argentino Branco, Argentino Amarelo, Cunha, Caiano Rajado, Caiano Amarelo, Lombo Baio, Amarelão, Branco Dentado, Bagualão, Branco Índio e Oito Carreiros e ainda variedades de milho varietal sendo elas: BRS Missões, Al 25, Brs 451, F35, Al 30 e Planalto, além de 3 cultivares de Feijão sendo Guapo Brilhante, Valente, FTNobre.

Atualmente nossa produção média de sementes é de 40 toneladas, O programa emprega em torno de 150 pessoas que estão envolvidas diretamente na preservação e reprodução das sementes Crioulas, e também na produção de Sementes Varietais (Sementes Crioulas que foram melhoradas em pesquisas e seleção de campo, pela EMBRAPA em parceria com os agricultores da UNAIC).As ações do projeto têm beneficiado diretamente 40 famílias de agricultores familiares, e indiretamente inúmeras famílias de agricultores familiares, assentados de reforma agrária, quilombolas e demais povos tradicionais que tem adquirido as sementes crioulas produzidas e comercializadas pela UNAIC.

Com base nos resultados que já alcançamos, acreditamos que a preservação das sementes crioulas é uma ação estratégica na construção de um novo modelo produtivo.