quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

“Transgênicos para quem?” será lançado durante FST

Os impactos dos organismos geneticamente modificados são abordados sob as dimensões agronômica, ecológica, cultural, social e política em "Transgênicos para quem? Agricultura, Ciência, Sociedade", publicação que reúne artigos de diversos pesquisadores, brasileiros e franceses. O livro será lançado no próximo dia 28, no Fórum Social Temático 2012, em Porto Alegre (RS).

A obra foi organizada por Magda Zanoni, bióloga, socióloga e pesquisadora do laboratório Dynamiques Sociales et Recomposition des Espaces (Centro Nacional de Pesquisa Científica CNRS, França); e por Gilles Ferment, mestre em ecologia e gestão ambiental, e consultor do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (NEAD/ MDA).

O lançamento terá a participação de Gilles Ferment; Paulo Brack, biólogo e mestre em botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Leonardo Melgarejo, engenheiro agrônomo e mestre em economia rural pela UFRGS, todos autores da publicação; além de Guilherme Abrahão, coordenador executivo do NEAD, e Romário Rosseto, representante da Via Campesina.

"Transgênicos para quem?" está apresentado em três partes. A primeira aborda as incertezas científicas inerentes ao uso das biotecnologias modernas de reprogramação dos seres vivos, e seus possíveis efeitos nocivos ao meio ambiente e à saúde humana. A segunda parte, “Transgênicos: O necessário enfoque multidisciplinar”, se divide em mais três temas que discutem os embates agronômicos, ecológicos, políticos, institucionais, jurídicos, econômicos e sociais dos transgênicos. A última parte do livro, “Atores sociais: resistências e cidadania”, discute o papel da sociedade civil no debate do uso dos transgênicos.

A publicação oferece uma diversidade de análises, destacando pontos de vista de agricultores familiares, cientistas internacional e nacionalmente conhecidos, estudantes, associações, cooperados e ativistas. O objetivo, segundo os organizadores, é trazer uma reflexão sobre a capacidade dos transgênicos de resolver as dificuldades atuais e futuras com as quais a sociedade e os agricultores familiares estão confrontados.

“Transgênicos para quem?” integra a coleção NEAD Debate e está disponível para download gratuito no Portal NEAD: http://www.mda.gov.br/portal/nead/nead-debate/download_orig_file?pageflip_id=7478565.

Serviço:
Lançamento do livro “Transgênicos para quem? Agricultura, Ciência, Sociedade”
Data: Dia 28 de janeiro de 2012
Horário: às 15h.
Local: Casa de Cultura Mario Quintana, sala C2. Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico de Porto Alegre. Fórum Social Temático 2012

Fonte: Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD/ MDA)

Nenhum comentário: