quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Canguçu decreta Situação de Emergência e enviará laudos ao Governo do RS




Foto: Divulgação
 Renato Penning viu sua lavoura começar a secar antes da produção de espigas

Decreto será encaminhado ao Governo do Estado até sexta-feira (13). Medida visa liberação de recursos federais para apoio às famílias atingidas pela estiagem
Com base em dados apurados pela Emater, Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária e Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, o município de Canguçu optou por encaminhar o decreto que estabelece Situação de Emergência em decorrência da estiagem. A medida foi anunciada nesta terça-feira (10) pelo prefeito Cássio Mota (PP).
O decreto leva em conta a redução da produtividade de culturas como milho e feijão, além da redução das áreas plantadas em decorrência da estiagem. Famílias como a do agricultor Renato Penning, morador de Solidez, 1º distrito, tiveram sérios prejuízos na lavoura de milho. A lavoura de Penning, assim como a de milhares de outros integrantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), começou a secar antes de produzir as espigas. O documento que será encaminhado ao Governo do Estado levará em conta casos como a dessa família de pequenos agricultores. Também serão anexados laudos técnicos elaborados pela Emater e por entidades ligadas ao setor rural.
– Até sexta-feira (dia 13) pretendemos entregar a documentação completa ao Governo Estadual, para que a Situação de Emergência seja homologada – disse Cássio Mota, em entrevista à Rádio Liberdade AM.
Mota acredita que a iniciativa favorecerá o recebimento de recursos federais. Além disso, também entrará em discussão o encaminhamento de seguros agrícolas e a anistia às dívidas dos agricultores atingidos pela estiagem. Até quinta-feira (12), o prefeito pediu que os agricultores encaminhem à Prefeitura de Canguçu fotos que demonstrem os prejuízos causados pela falta da chuva.
– Essas fotos são importantes porque pretendemos anexar ao processo, para mostrar com mais clareza a situação. Pode ser a imagem de uma lavoura perdida ou de um açude ou vertente que secou – salientou.
O Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário realizou uma reunião nesta terça-feira, quando apontou o agravamento da situação vivida pelo setor primário em decorrência da falta de chuvas.

Fonte: Canguçu OnLine
http://www.cangucuonline.com.br/?menu=noticia&categoria=7&noticia=3313



Nenhum comentário: