quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Fórum Social Temático 2012 debate crise mundial e promove atividades culturais



Com abertura prevista para o próximo dia 24, na Capital, o Fórum Social Temático 2012 (FST) vai aprofundar o debate sobre a crise mundial e promover atividades culturais em Porto Alegre e municípios da Região Metropolitana: Novo Hamburgo, Canoas, Gravataí e São Leopoldo. Considerado uma etapa preparatória à Cúpula dos Povos na Rio+20, o evento - que integra o Fórum Social Mundial - contará com pelo menos 12 atividades oferecidas pelo Governo do Estado.

Sob o tema "Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental", o FST - que vai até domingo (29) - terá uma programação voltada para debates, atividades culturais e palestras. Coordenador da Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais, Tarson Nuñez explica que o Executivo gaúcho vai participar de um grande número de atividades. "A nossa ação expressa o comprometimento do nosso Governo com as pautas e com a perspectiva que o Fórum Social Mundial coloca em discussão, como a questão da justiça ambiental", disse.

Tarson afirma que o Governo do Estado também terá uma agenda vinculada à questão da segurança alimentar. Integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) vão discutir com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO - sigla em inglês), o papel da sociedade civil e do setor privado na segurança e soberania alimentar. "É um tema muito ligado ao tema da sustentabilidade ambiental e seus impactos na vida humana", destaca. O diretor-geral da FAO, José Graziano, deve participar do encontro.

Conexões Globais e Economia Solidária
Entre as atividades definidas pelo Executivo estão o Conexões Globais e o lançamento de uma cadeia binacional do PET, cuja parceria envolve os governos brasileiro e uruguaio na reciclagem de garrafas plásticas. Tarson lembra que o Conexões Globais é uma articulação com o software livre que reúne blogueiros e tuiteiros. "São todas as pessoas que utilizam as redes sociais como instrumento para ampliação da democracia e para a democratização da informação", avalia.

A Secretaria de Economia Solidária e apoio à Micro e Pequena Empresa deverá anunciar o lançamento da cadeia de reciclagem. Conforme Tarson, o Governo do Estado está organizando os coletores do Rio Grande do Sul em polos de coleta de PET. O material coletado é enviado para o Uruguai, onde uma empresa cooperativada transforma pet em fibra. "Essa fibra volta para o Brasil e é transformada em tecido por uma cooperativa em Minas Gerais e depois vem para o RS. Aqui, as cooperativas de costureiras transformam lixo e garrafa pet em bolsa, camiseta, entre outros", garante.

Países vizinhos
Além de incluir o projeto ao tema ambiental, o programa fortalece as relações com países vizinhos. "Ele vincula ao tema ambiental, que é o do Fórum, à integração internacional, que é uma das prioridades do nosso Governo, e à questão social, que é a inclusão social de milhares de catadores que hoje recebem o mínimo pelo PET", afirma. Tarson observa que a parceria agregará valor ao trabalho dos catadores. "É uma atividade na qual o RS e o Uruguai solidariamente se articulam num novo modelo de integração mais voltado à questão da sustentabilidade e da inclusão social".

Também estão previstas atividades da Secretaria de Meio Ambiente, junto com a Associação Brasileira de Entidades Ambientais (Abema), e um debate sobre a questão da democracia no sistema de participação do Governo Estadual. As atividades devem se concentrar no Cais do Porto, na Usina do Gasômetro e na Ufrgs. Além de ministros, o FST deverá reunir ainda os presidentes do Paraguai, Fernando Lugo; do Uruguai, José Mujica; da Argentina, Cristina Kirchner; e do Brasil, Dilma Rousseff.

FST e FSM
O Fórum Social Mundial (FSM) ocorre a cada dois anos em um único país. Em anos pares, é realizado o Fórum Social Temático (FST) - chamado também de Fórum descentralizado. O FST ocorre simultaneamente em vários países. Por conta da Cúpula dos Povos na Rio+20, o FST será realizado este ano. Informações sobre o FST no site http://www.fstematico2012.org.br.

Texto: Felipe Samuel
Edição: Redação Secom -RS (51) 3210.4305

Nenhum comentário: