sábado, 23 de julho de 2011

Philipe Santos é o novo titular da Secretaria de Agricultura


Pasta volta a ter um titular 141 dias depois da exoneração de Elia Ritter; técnico agrícola interrompeu curso de Agronomia na UFPel para assumir o cargo

Sem um titular desde a exoneração de Elia Ritter, em 1º de março, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento agora será comandada pelo técnico agrícola Philipe Silva dos Santos, 29 anos. Desde março de 2000 ele atua na pasta, primeiramente como estagiário e depois passando pelos setores de ovinocultura, psicultura e hortoflorestal. Para assumir o novo desafio, Santos interrompeu o sétimo semestre do curso superior de Agronomia, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O prefeito Cássio Mota vinha respondendo pela pasta durante os 141 dias em que não havia um titular.

Com a convicção de que a secretaria é “coesa”, como ele mesmo definiu, Santos vê como desafio o incentivo à diversificação da pequena propriedade, por meio da fruticultura, bovinocultura de leite, piscicultura e plantio de batata, mandioca e milho.

- Vamos fortalecer a cultura de cada região e ainda levar até cinco variedades de cultura, sempre respeitando a produção já existente, mas oferecendo novas alternativas aos produtores - diz.

A preocupação dos produtores de fumo com a baixa na cotação oferecida pelas fumageiras já recebe atenção do novo secretário.

- O morango pode oferecer uma renda semelhante à do fumo. A Minuano, que está instalada no Distrito Industrial, traz morango de Flores da Cunha, na Serra Gaúcha, para produzir doces e geléias. Já estamos oferecendo assistência técnica para os interessados nessa cultura – sugere.

Outra meta de Santos é reunir “produtores-polo” para difundir novas tecnologias de plantio e levá-las aos produtores vizinhos.

- Não podemos levantar falsa expectativa para o produtor mobilizar de capital de giro, e logo adiante não ter retorno financeiro. Produzir, ele sabe, mas precisa de assistência técnica - afirma.

fonte:Blog Canguçu OnLine

Foto: Diego Vilela /Canguçu OnLine

http://www.cangucuonline.com.br/?menu=noticia&edicao=&categoria=4&noticia=2318

Nenhum comentário: