terça-feira, 24 de agosto de 2010

Transição agroecológica conquista premiação Embrapa

O projeto Transição Agroecológica: construção participativa do conhecimento para a sustentabilidade, liderado pela Embrapa Clima Temperado, junto ao Macroprograma 1, conquistou o segundo lugar na Premiação Nacional de Equipes 2010 da Embrapa, na categoria Parceria. Participam do projeto 25 Unidades da Embrapa, sete universidades, quatro institutos de pesquisa e desenvolvimento, três ministérios do Governo Federal, cinco instituições de assistência técnica (entre públicas e privadas), oito associações atuantes em agroecologia e duas cooperativas de agricultores familiares. O projeto é constituído de quatro projetos componentes, sendo dois liderados pela Embrapa Clima Temperado, um pela Embrapa Hortaliças e outro pela Embrapa Tabuleiros Costeiros.

Atuam no projeto como responsáveis por atividade 79 técnicos, sendo 12 da Embrapa Clima Temperado e 67 de outras unidades e de instituições parceiras. Como colaboradores existem 172 técnicos, pertencentes à Embrapa e a outras instituições envolvidas no projeto.

Para o coordenador do projeto, Carlos Alberto Medeiros, essa premiação é relevante pois “ressalta a importância de um dos princípios que norteia as ações do projeto, que é a interinstitucionalidade, isto é, o trabalho articulado com diferentes instituições atuantes em agroecologia”. Essa premiação foi obtida justamente graças ao “grande esforço empregado para uma efetiva articulação do projeto com parceiros externos e com parceiros internos, ou seja, de outras Unidades da Embrapa”, comenta Medeiros.

O projeto tem como objetivo alavancar processos concretos da transição para uma agricultura mais sustentável. Para que isso possa ser concretizado, foi articulada uma rede nacional com interesse comum na pesquisa em agroecologia, com a finalidade de gerar e compartilhar, entre Unidades da Embrapa e instituições parceiras, conhecimentos, capacidades e estruturas.

Como resultado do projeto, espera-se a geração de impactos econômicos, sociais e ambientais, como o aumento da produtividade dos sistemas de produção de base ecológica; a melhoria da qualidade dos recursos solo, água e biodiversidade, tendo-se como premissa o envolvimento participativo dos beneficiários do projeto que são os agricultores familiares, em seus diferentes segmentos. Espera-se ainda promover um avanço dos conhecimentos conceituais e metodológicos em agroecologia, com a capacitação de técnicos das diferentes instituições atuantes no tema.

A Premiação Nacional de Equipes ocorre há mais de uma década na Embrapa e tem o objetivo de reconhecer e premiar equipes de projetos, processos ou ações gerenciais cujos resultados tenham elevado nível de desempenho e tragam impactos positivos para a Empresa. É possível concorrer em outras quatro categorias, além de Parcerias. São elas: Qualidade Técnica, Criatividade, Captação de Recursos e Análise e Melhoria de Processos. A avaliação, seleção e premiação foram feitas por um grupo de funcionários da própria Embrapa. Ao total, foram premiados 21 projetos de diversas Unidades.

Nenhum comentário: