domingo, 29 de agosto de 2010

Agricultores receberão 25 toneladas de sementes de milho crioulo


Cerca de cinco mil famílias da região Sul do estado que cultivam o milho crioulo terão à disposição 25 toneladas da semente. Na segunda-feira (30), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e entidades como a União das Associações Comunitárias do Interior de Canguçu e o Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Unaic e Capa) formalizam o contrato de doação. A assinatura e a primeira entrega simbólica acontecem às 14h na sede do Sindicato das Indústrias Conserveiras, no parque do SESI, na avenida Bento Gonçalves.

A distribuição das sementes para as organizações da Agricultura Familiar faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos com Doação Simultânea dos órgãos federais. Cada família será contemplada com até meia saca de sementes (10 quilos). A aquisição das sementes também integra a programação de atividades elaboradas pelo Fórum Permanente da Agricultura Familiar dentro da Jornada de Preservação do Milho Crioulo. “Esta importante doação representa um grande fôlego em favor dos produtores de sementes que preservam o milho típico da região e entendem como prejudicial a entrada do milho transgênico no mercado local de sementes” observou o engenheiro agrônomo do Capa, Roni Bonow.

Durante a cerimônia, haverá ainda mostra de sementes crioulas, circulação do abaixo-assinado em favor da preservação das variedades locais e uma reunião do grupo de trabalho que está à frente da mobilização.

http://www.diariopopular.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?id=12&noticia=26144

Nenhum comentário: