segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Embrapa sedia evento para produção de base agroecológica em assentamentos da reforma agrária

O ConFIE e o Projeto Transição Agroecológica – Construção Participativa do Conhecimento para a Sustentabilidade, realizaram ao longo dos dias (22 e 23.07), na sede da Embrapa Clima Temperado, a “Jornada Técnica em Transição para Formatos de Produção Agroecológicos”.
A Jornada foi desenvolvida com dois painéis âncora: Transição para Formatos de Produção Agroecológicos e Experiências em Transição para Sistemas de Produção de Base Ecológica. Em seguida os participantes dividiram-se em grupos para tratarem de temas específicos dentro da agrecologia, foram eles: solos, biodiversidade, insumos e matriz produtiva, além de produção de leite orgânico, arroz orgânico, sementes crioulas e manejo de sistemas de procução em fruticultura.
Os debates, em grupos e/ou em plenárias, foram animados por técnicos e agricultores assentados convidados pelo ConFIE.
De acordo com o pesquisador da Embrapa Clima Temperado e Coordenador do ConFIE, Jaime Wünsch, o evento teve como objetivo, “criar um espaço de reflexão que permita um melhor entendimento dos processos envolvidos na transição da agricultura convencional para uma agricultura de base ecológica, contribuindo para a definição de estratégias de ação que ampliem essas práticas, além de mecanismos de articulação e cooperação para ações de pesquisa e desenvolvimento no campo da agroecologia, em assentamentos oriundos da reforma agrária”, enfatiza Jaime.
A expectativa é a de que a Jornada deixe indicações sobre conteúdos a serem desenvolvidos na formação dos quadros de Ates (Assessoria Técnica, Social e Ambiental), participantes nas ações do ConFIE, e que auxiliem para habilitar esses técnicos no estabelecimento de procedimentos adequados ao planejamento de processos de reconversão de unidades de produção nos assentamentos.
Ao final da Jornada a Coordenação do ConFIE iniciou a elaboração de um relatório circunstanciado, para efeitos de registro e conhecimento dos seus parceiros.
Participaram, Pesquisadores Embrapa Clima Temperado, Embrapa Trigo, Embrapa Uva e Vinho, Embrapa Pecuária Sul, Escritório Transferência de Tecnologia Capão do Leão, Emater, Capa, Coptec, Leite Sul, Universidades, INCRA, Fapeg, Coceargs, Articuladores, Agricultores Assentados e Ong´s.

Christiane Rodrigues Congro – Mtb-SC 00825/9
Embrapa Clima Temperado
Contatos: (53) 3275-8113 - congro@cpact.embrapa.br


Nenhum comentário: