segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Países não cumprem metas contra a perda de diversidade biológica

Centro de Monitoramento pela Conservação Mundial, ligado à ONU, informou recentemente que o mundo não conseguiu tomar as atitudes para freiar a perda de tipos de vida no planeta. A notícia é divulgada no ano internacional da Diversidade Biológica.







www.brasil.agenciapulsar.org
Atividades humanas diminuem quantidade de vida






Com vistas a Convenção de Diversidade Biológica da ONU países que assinaram o tratado haviam se comprometido a reduzir o ritmo de perda de tipos de vida, o que não aconteceu. O Brasil é signatário da convenção.

Na avaliação do Centro Latino-Americano de Ecologia Social, os governos dizem se preocupar cada vez mais com questões globais, como o aquecimento do planeta. Mas ao mesmo tempo têm se esquecido das medidas locais necessárias para a manutenção da vida de plantas, animais e outros organismos.

Na opinião da entidade é preciso alertar aos governos de que a conservação da biodiversidade é um tema importante na discussão de estratégias de desenvolvimento.

As avaliações mais recentes do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) apontam que nas últimas quatro décadas a perda de diversidade na vida do planeta tem sido constante em distintos grupos como aves e mamíferos.

Um dos motivos para essa redução é o próprio aquecimento global, que gera aquecimento das águas dos oceanos com a consequente destruição de corais. Outras razões são as atividades humanas relacionadas à perda de florestas.

A conservação de florestas é muito importante para a manutenção das diversas plantas e animais que vivem nelas. Com isso, mudanças nas leis de conservação como a recente discussão sobre a flexibilização do Código Florestal brasileiro podem piorar ainda mais a perda da biodiversidade.

Fonte:http://www.brasil.agenciapulsar.org/nota.php?id=6531


Nenhum comentário: