quinta-feira, 14 de abril de 2011

Governo intervém e muda seleção de diretores da Embrapa


Valor, 13.04.2011

Mauro Zanatta | De Brasília

O processo de seleção dos diretores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), baseado em critérios técnicos de recrutamento, será extinto por intervenção direta da presidente Dilma Rousseff. E o mandato de três anos garantido aos diretores da estatal valerá somente para os atuais executivos recém-confirmados no cargo.

Em meio à disputa de grupos internos pelo comando da principal instituição de pesquisa rural do país, o Palácio do Planalto interveio na condução da empresa para "adequar" a estratégia às suas prioridades. Em sua análise, segundo apurou o Valor, a presidente identificou uma "excessiva autonomia" da atual direção, a necessidade de rever planos para o orçamento de R$ 1,8 bilhão em 2011 e o desejo de "ajustar" o foco da empresa.

A Embrapa tem papel fundamental no monitoramento por satélite das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e no sucesso da transferência de tecnologia a países da África, continente onde o Brasil disputa influência com a China.

Na teoria, a seleção faria "blindagem" contra ingerências políticas na empresa. Mas estimulou as disputas. As brigas internas renasceram sob o comando do atual presidente Pedro Arraes. O grupo de "fundadores" da empresa se indispôs com sindicato dos trabalhadores. A bancada do PT passou a reivindicar mais espaço e a reclamar da forte influência dos ruralistas nos rumos da empresa. Como pano de fundo, estavam divergências sobre parcerias com multinacionais do agronegócio, tratamento desigual à agricultura familiar e abordagem das questões ambientais da Embrapa.

Insatisfeita com a conflagração, a presidente Dilma Rousseff resolveu ter mais controle sobre os destinos da Embrapa. A Casa Civil ordenou ao Conselho de Administração (Consad) da empresa o fim do "comitê de busca" dos diretores. E avisou que os novos indicados poderão ser substituídos. O próprio Pedro Arraes, no comando desde julho de 2009, está sob ataques. No ato de nomeação de Arraes, não constou a "garantia" do mandato de três anos como no caso dos novos diretores, todos pesquisadores concursados, que devem permanecer até abril de 2014.

Em viagem à China, Arraes não foi localizado pela reportagem. A nova diretora Vânia Castiglioni afirmou: "Oficialmente, não tenho informações sobre isso. Cabe ao presidente do Consad falar sobre isso". Procurado, o presidente do Consad e secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Milton Ortolan, preferiu não comentar o tema.

Mas o sindicato dos trabalhadores (Sinpaf) afirmou ter recebido essas informações do Palácio do Planalto. E comemorou a decisão: "O estatuto não prevê comitê nem dá poderes ao Consad para isso", disse Vicente Soares de Almeida. Para ele, o comitê não "blindou" a empresa de indicações políticas. "Veio goela abaixo depois que Pedro Arraes assumiu e quis fazer o mesmo com seus diretores. Não teve transparência. Não se sabe pontuação para critérios, etapas do processo nem teve espaço para questionamentos". Almeida afirmou que "um grupo se apropriou da Embrapa" e que a presidente Dilma "atende aos interesses da sociedade" ao colocar fim do comitê.

Nenhum comentário: