quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Nota sobre as distorções de matéria publicada pelo Jornal Correio Brasiliense


A UNAIC – União das Associações Comunitárias do Interior de Canguçu vem por meio desta manifestar a sua indignação com matéria publicada pelo Jornal Correio Brasiliense publicada no dia 20/01/2011. Na matéria em questão o Jornal afirma que o MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra , esta trocando a produção de alimentos pela monocultura das oleaginosas, apresentando dados distorcidos sobre a atuação de varias Cooperativas ligadas ao Movimento e também sobre a atuação da UNAIC.

Sobre a matéria gostaríamos de esclarecer que a UNAIC desenvolve desde de 2006, projetos voltados a produção de oleaginosas na agricultura familiar , buscando colocar essa atividade como mais uma alternativa para a diversificação produtiva e econômica das propriedades. Ao expor de forma equivocada dados sobre a produção de oleaginosas o Jornal, simplesmente afirma que as Cooperativas envolvidas nesse processo estão apoiando os monocultivos o que é mentira.

A UNAIC é comprometida com a produção de alimentos e se inseriu no programa de Bicombustíveis com a intenção de garantir que a produção de alimentos não seja substituída por monocultivos, e que os agricultores não fiquem reféns de grandes corporações. Atualmente estamos desenvolvendo um projeto de transferência de tecnologia para a avaliação de todas as possibilidades de uso das oleaginosas e de aproveitamento dos seus subprodutos.

Apesar de termos muitas parcerias com o MST, o Jornal erra ao vincular o nome da UNAIC, ao MST, não somos organicamente ligados ao Movimento, embora tenhamos todo o respeito e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelo MST, suas lutas e conquistas porém os grupos de agricultores e associações ligadas a UNAIC são compostos basicamente por agricultores familiares.

Entendemos que é lamentável o fato de um veículo com reconhecimento nacional como é o “Correio Brasiliense”, possa emitir uma reportagem com conteúdo tão distorcido e duvidoso.

Repudiamos qualquer tipo de tentativa de distorção dos princípios que regem a atuação da UNAIC e dos agricultores a ela ligados.

Canguçu/RS 26 de Janeiro de 2010.

Demaicon Peter

Presidente da UNAIC

Nenhum comentário: