sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Jaguarão sedia o lançamento do Programa de Pecuária de Corte Orgânica

esta sexta-feira (04), durante a 38ª Exposição de Ovinos – Meia Lã, no Parque do Sindicato Rural de Jaguarão, foi oficializado o lançamento do Programa de Pecuária de Corte Orgânica da Zona Sul. O termo de adesão à iniciativa foi assinado pelos secretários municipais, representantes de sindicatos rurais e Emater/RS-Ascar.

O Programa possui linhas de trabalho que buscam viabilizar a pecuária orgânica. São eles: melhoria da integração setorial, apoio à inserção no mercado orgânico e à agregação de valor, formação e capacitação em pecuária orgânica, apoio às questões ambientais, rede participativa de pesquisa em extensão e rede participativa de produção, transformação e comercialização de carne orgânica.
O Programa foi apresentado pela extensionista da Emater/RS-Ascar, Sônia Desimon. Ela explicou que as propostas surgiram a partir do Seminário de Pecuária Orgânica, que também aconteceu em Jaguarão, em outubro do ano passado. “Esse é o primeiro passo de uma ação sobre a qual esperamos colher resultados satisfatórios a médio e longo prazo”, disse.
Após a apresentação e a assinatura do termo de adesão, os extensionistas da Emater/RS-Ascar, Reginaldo Maciel e Ada Eneida, do Centro de Treinamento de Canguçu (Cetac), demonstraram diversos tipos de cortes de carne ovina orgânica, com degustação.
A Exposição de Ovinos – Meia Lã vai até sábado, com extensa programação, incluindo dinâmica de lavagem de lã, preparo do fio e cardação, apresentação de dados da produção de ovinos do município, remate de ventres, oficinas e concurso de borregas.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Jornalista Marco Medronha

Nenhum comentário: