quinta-feira, 7 de maio de 2009

UNAIC participa de Seminário de Diversificação na Agricultura Familiar



A UNAIC, participou entre os dias 04 e 06 de Maio de 2009, em Curitiba/PR do Seminário Nacional Diversificação na Agricultura Familiar, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA , em parceria com o governo do Paraná ,EMATER/PR e Secretaria da Agricultura –SEAB/PR, Conicq e Deser.

Durante o Seminário foram discutidas ações de diversificação na agricultura familiar nas principais regiões produtoras de tabaco no país.

O Brasil é um dos países signatários da Convenção Quadro, coordenada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que faz a adoção gradativa de restrições ao fumo. Com isso, a expectativa no médio e longo prazo é que o consumo de fumo caia drasticamente em todo o mundo. Com esse cenário, irreversível, o Brasil e o Paraná estão preocupados em preparar os produtores, na maioria agricultores familiares, sobre a necessidade de buscar a reconversão para outras lavouras.

A abertura do evento contou com as presenças do vice-governador do Paraná, Orlando Pessuti; do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Paraná (Seab/PR), Valter Bianchini; do secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Adoniram Sanches Peraci, além de deputados federais e estaduais, representantes dos ministérios da Saúde (MS), Relações Exteriores (MRE), Trabalho (MT) e, ainda, representantes dos movimentos sociais do agricultores familiares, da Secretaria Estadual de Saúde, entre outros.

Aproximadamente 300 participantes vieram em caravanas de agricultores familiares de municípios do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, os três estados que concentram a maior produção de fumo no Brasil.

A UNAIC foi representada no evento por um grupo de 7 pessoas, entre agricultores e técnicos.

Nenhum comentário: