domingo, 24 de maio de 2009

Semana dos Alimentos Orgânicos realiza mais de 80 eventos no Rio Grande do Sul


III SEMANA DOS ALIMENTOS ORGÂNICOS

Inicia neste domingo (24) em todo o Brasil a Semana dos Alimentos Orgânicos. O evento, que se estende até o dia 31, de maio visa esclarecer os consumidores sobre o que são os produtos orgânicos, fazendo uma abordagem em relação aos benefícios ambientais, sociais e nutricionais, com o objetivo de estimular o consumo. Somente no Rio Grande do Sul estão programados mais de 80 eventos, que vão de palestras, oficinas, sorteios de cestas com produtos orgânicos, degustações, cursos de culinária, entre outras atividades.

Confira a Programação da Semana em Canguçu :

25 /05 – Segunda – 9hs - Palestra com Visita de Intercambio a propriedades agroecológicas – Escola 20 de Setembro – Rincão dos Maias . Coordenação ARPASUL

26/05 – terça – 9hs - Palestras sobre Agroecologia – Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida – Coordenação ARPASUL.

28/05 – Quinta – 7 hs - Inauguração da Feira Agroecológica da ARPASUL – ao lado do Banco Santander.

Coordenadora do CPORG/RS destaca aumento da quantidade de municípios envolvidos

Segundo a coordenadora da Comissão Estadual de Produção Orgânica no Rio Grande do Sul (CPOrg-RS), do Ministério da Agricultura, Angela Escosteguy, a quantidade de eventos que se realiza no estado demonstra o crescimento que vem ocorrendo nesse setor. Ela lembra que em 2006, primeiro ano em que o Rio Grande do Sul participou foram realizados nove eventos, todos em Porto Alegre. Nos dois anos seguintes a participação estendeu-se para alguns municípios do interior, abrangendo o total de 42 atividades.

Hoje a situação é diferente. “Neste ano já temos mais de 40 municípios integrados ao nosso trabalho, o que demonstra a conscientização dos consumidores para a utilização dos produtos orgânicos”, explica. Ela credita o sucesso da expansão deste ano à integração e esforço da Comissão Estadual, “cujo objetivo justamente é auxiliar o desenvolvimento da produção orgânica, tendo por base a integração entre os diversos agentes da rede de produção orgânica do setor público e do privado, e a participação efetiva da sociedade”.

Os parceiros também têm aumentado e se diversificado. Além de ONGs, temos a participação de governos, estabelecimentos de ensino, desde a pré-escola até pós-graduação em universidades, e o segundo setor, como lojas, restaurantes e grandes redes de supermercados, complementa Angela Escosteguy.


Princípios agroecológicos

A produção orgânica tem como base princípios agroecológicos que orientam o desenvolvimento de sistemas produtivos, os quais buscam preservar a vida e promover a sustentabilidade econômica, social e ambiental. O consumidor desse tipo de produtos, além de levar para casa um alimento saudável proveniente de um sistema produtivo que não utiliza agrotóxicos ou materiais sintéticos, contribui para o fortalecimento de uma outra forma de ver a produção agropecuária e agroindustrial, onde se pensa na produção de substâncias essenciais à vida, considera-se o respeito à Terra e a todos os seres vivos que nela habitam.

No texto de divulgação da semana, o Ministério da Agricultura destaca que a “consciência do consumidor levará ao fortalecimento dos produtores orgânicos, em grande parte agricultores familiares responsáveis pela prestação de serviços ambientais fundamentais para a sobrevivência do planeta, como a manutenção da quantidade e qualidade da água e a preservação da biodiversidade. É preciso proporcionar a esses consumidores um maior acesso a informações sobre os sistemas orgânicos de produção e aproximá-los das pessoas envolvidas com esta proposta”.

.

Fonte: http://www.ecoagencia.com.br

Nenhum comentário: