quarta-feira, 10 de agosto de 2011

FAO convoca reunião de emergência em Roma sobre a fome na África

Folha de São Paulo, 09/08/2011 - 13h19

DA EFE

A FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação) convocou nesta terça-feira uma reunião urgente em Roma para o dia 18 de agosto com o objetivo de buscar com ministros e especialistas soluções para a grave fome que assola o continente africano.

"Nesta reunião, para a qual foram convocados os ministros de Agricultura dos 191 países membros da FAO, serão avaliadas a atual situação, as necessidades e déficits da crise, e serão identificados programas concretos para o Chifre da África", anunciou em um comunicado esta agência das Nações Unidas.

A fome afeta cerca de 12,4 milhões de pessoas em Somália, Djibuti, Etiópia e Quênia, segundo dados da FAO.

"Trata-se de uma reunião de alto nível para estabelecer medidas urgentes em resposta ao agravamento da crise no Chifre da África", indicou a entidade.

A FAO elaborou um "roteiro" para apoiar a recuperação a curto prazo da agricultura na região, que requer de forma imediata fundos estimados em 103 milhões de dólares, segundo este comunicado.

O encontro assentará as bases para a conferência de doadores convocada pela União Africana na Etiópia para o dia 25 de agosto.

Durante a reunião de Roma será debatida a forma de ajudar a população a superar a crise e enfrentar a falta imediata de alimentos.

"Serão estudadas diversas medidas, entre elas o fomento a programas de 'dinheiro por trabalho' para a agricultura e a captação para o uso da água", explicou a entidade especializada em lutar contra a fome no mundo e que prepara programas de desenvolvimento a médio e longo prazo para a região.

Os participantes manterão "um enfoque de mão dupla para resolver a situação de fome na Somália e, de forma mais ampla, a emergência no Chifre da África", anunciou a FAO.

A FAO solicitou 161 milhões de dólares para salvar as vidas e os meios de subsistência de milhões de camponeses e criadores de gado na região do Chifre da África, devastada pela seca, e recebeu ou conta com compromissos que somam 57 milhões de dólares.

"É vital que salvemos vidas hoje e que salvemos também os meios de subsistência dos quais as vidas das pessoas dependerão amanhã", declarou Rod Charters, coordenador regional de emergências e reabilitação da FAO.

Na semana passada, a organização pediu uma intervenção "de grande envergadura" para combater a fome na região.

"A fome está afetando três regiões ao sul da Somália (...) e as demais regiões da parte meridional do país vivem uma situação de emergência humanitária que provocou a morte de milhares de pessoas", indicou a FAO em um comunicado publicado em Roma.

Nenhum comentário: