sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

CONAB distribui 28 toneladas de Sementes adquiridas da UNAIC

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) já distribuiu as 28 toneladas de sementes de milho crioulo adquiridas da UNAIC e destinadas à região sul atraves da articulação do Fórum da Agricultura Familiar.

As entidades que receberam as Sementes foram definidas pela articulação do mesmo fórum

- Estas sementes vêm num momento propício, na época de plantio do milho, e a distribuição é um dos maiores eventos que o Fórum da Agricultura realiza na região sul, com o foco na valorização e preservação das variedades locais do nosso milho – observou o engenheiro agrônomo do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa), Roni Bonow, que integra a Jornada de Preservação do Milho Crioulo em detrimento das sementes geneticamente modificadas do cereal.

Além das comunidades de agricultura familiar e assentados de reforma agrária, 930 famílias oriundas de 33 comunidades quilombolas da região, por meio do Capa, serão beneficiadas com seis toneladas de sementes repassadas pela entidade, também contemplada pelo convênio.


O convênio

A doação foi viabilizada por meio do Programa de Aquisição de Alimentos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e Conab, que firmaram convênio com as entidades da região. Os órgãos federais adquiriram as sementes de agricultores associados à União das Associações Comunitárias do Interior de Canguçu (Unaic) e vão oferecer diversas variedades de milho crioulo como Catete Amarelo, Amarelão, Argentino Amarelo, Branco Oito Carreiros, Branco Dentado e Branco Roxo Índio, dentre outras. As sementes, todas tratadas de forma orgânica, serão distribuídas pela Unaic a 17 entidades e cooperativas que as repassarão às suas comunidades assistidas.


Entenda a Jornada

Com a articulação iniciada em julho junto de gestores públicos da região, a Jornada de Preservação do Milho Crioulo tem como objetivo ampliar a mobilização de repúdio à decisão do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper). O órgão decidiu colocar as sementes de milho geneticamente modificadas no programa de financiamento Troca-troca já para a safra 2010/2011. Para isto, estão sendo promovidas exposição e distribuição de sementes, debates e audiências públicas para esclarecimento, além de um abaixo-assinado.

Se somam à Jornada, o Capa, Embrapa, Cooperativa Sul Ecológica, Sintraf-Sul, Grupo de Agroecologia da UFPel, Unaic, Arpasul, Gabinete da Vereadora Miriam Marroni, Crehnor e Alpag.

Nenhum comentário: