Resultado de mais de 12 anos de luta na busca de reconhecimento da metodologia participativa de avaliação de conformidade, a Associação Ecovida, da Rede Ecovida de Agroecologia é, finalmente, credenciada como Organismo Participativo de Avaliação de Conformidade – OPAC.
Nos dias 30 de novembro à 2 de dezembro de 2010, o Ministério da Agricultura – MAPA realizou auditoria na Associação Ecovida e reconheceu a sua capacidade de afirmar a qualidade ecológica dos produtos e das Unidades de Produção e Vida Familiar – UPVFs de seus associados.
A Rede Ecovida é pioneira na construção desse jeito participativo e solidário de avaliação de conformidade. Acredita-se que a metodologia participativa é eficaz, principalmente, porque envolve e compromete, em todo o processo, os/as agricultores/as ecológicos/as e suas organizações, bem como outras organizações locais e regionais, populares e públicas, de forma participativa e solidária. E como já tem sido dito e repetido na Rede: “agroecologia é mais que uma tecnologia de produção de alimentos, é, também, um modo de vida e de relação de mútua cooperação com a natureza e com tudo o que vive nela”.
Logo que a notícia se espalhou, algumas reações expressam o que essa vitória representa. Da Serra Gaucha, Laércio Meirelles, ao dar a notícia, disse “parabéns a todos nós, a cada um e cada uma que tece a Rede. Fim de um ciclo. Outro começa”. De Curitiba, do jeito Mario Barbarioli de ser, veio “parabéns, auguri, congratulations, felicitaciones... a todos nós...”. Do Planalto Serrano, Jozete Nieuhes, “me orgulho muito de fazer parte desse processo, contribui muito pouco com a rede mas o pouco que ajudei a tecer essa rede é motivo de comemoração”. De Santa Catarina, o Aires diz que “valeu pelo trabalho de todos – e vamos ao próximo ciclo”.
De outras paragens, também, chegaram manifestações. Da Universidade da Califórnia, Berkeley/USA, o professor chileno e presidente da Sociedade Cientifica Latino Americana de Agroecologia – SOCLA, Miguel Altieri: “companeros de ECOVIDA: a nombre mio y de SOCLA quisiera felicitar a la RED ECOVIDA por este logro que le da gran credibilidad al trabajo de ustedes y que seguro servira de modelo para escalonar esta metodologia por todo el continente. Saludos cordiales”.
De Antioquia, Colombia, os/as companheiros/as da Rede Colombiana de Agricultura Biológica – RECAB, que faz parte do Movimento Agroecológico da América Latina e do Caribe – MAELA: “La asociación RECAB y el MAELA Colombia, quierem unirse a su celebración y felicitar-los/as por el reconocimiento de su Sistema de Garantia, por el Ministério de Agricultura de Brasil. Este reconocimiento es fruto del esfuerzo y de las propuestas de vida que han tenido com todos los hermanos latinoamericanos a través de tantos años em nuestro compartir desde el MAELA e otros movimientos. Su reconocimiento nos llena de orgullo y de ánimo para continuar nuestro processo em Colombia”.
E para deixar todo mundo alerta, Leandro Venturin completa “confesso que me emocionei com a noticia, mesmo sabendo que se tratava apenas de uma formalidade e que tinha certeza do ‘nosso’ credenciamento. Considero este fato uma ‘oficialização’ de um estado de espirito, muito mais que um processo formal. Acredito que todos os que nestes 12 anos emprestaram seu suor e seu tempo à Rede compartilhem este sentimento comigo. Espero que apos o “fim deste ciclo”, resgatemos os outros grandes eixos da Rede, que vão muito além da avaliação de conformidade. Sei que estes eixos nunca estiveram dormentes, porem não sejamos ingênuos de pensar que foram prioritários nos últimos anos. Então povo, temos muito trabalho pela frente”.
Veja também em:
http://www.assesoar.org.br/index.php?sc=SA011&sa=SA000&codPublicacao=ACA00069&codIdioma=1
Nenhum comentário:
Postar um comentário