quinta-feira, 9 de julho de 2009

UNAIC participa do III Seminário Nacional Sobre Agrotóxicos Saúde e Sociedade


O consultor de projetos da UNAIC , Demaicon Peter está participando entre os dias 8 e 10 de julho de 2009, em Brasília/DF do III Seminário Nacional Sobre Agrotóxicos Saúde e Sociedade, promovido pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.

O Seminário Nacional sobre Agrotóxicos, que esta reunindo mais de 100 participantes, representando inúmeros setores da sociedade tem como um dos objetivos a proposição e formatação de uma rede nacional que fortaleça a ação de organizações, instituições e redes que atuam na busca de soluções aos problemas causados pelos agrotóxicos. ( mesa de abertura do evento).


Vemos no Brasil um crescimento assombroso da utilização de agrotóxicos na agricultura, acompanhado pela manutenção de um grande número de casos de intoxicação por agrotóxicos, de derramamento em rios, de acumulação trófica nos ambientes naturais, e de uma dependência injustificável a esses produtos químicos tão perigosos e prejudiciais. Em parte, isso tem ocorrido pela forte ação dos fabricantes junto aos agricultores e agentes de políticas públicas, convencendo-os de que esses produtos são seguros para a saúde e o meio ambiente, são eficientes, baratos e fáceis de utilizar, e não existem outras soluções para o manejo de pragas na agricultura. Existem no Brasil, hoje em dia, muitas e significativas experiências abordando a questão dos agrotóxicos a partir de diferentes pontos de vista, como o de saúde pública, ou de

efeitos adversos no meio ambiente, ou mesmo das experiências de produção de base ecológica.

A coordenação dos esforços dessas entidades poderia ampliar nossa capacidade de mostrar para a sociedade e para os definidores e operadores de políticas públicas que as afirmações das empresas e técnicos que defendem os agrotóxicos não correspondem à verdade. Reforçaria,também, as ações para definição de uma legislação mais rigorosa e seletiva, na conscientização da sociedade para desenvolver formas mais seguras e saudáveis para a produção de alimentos, assim como na proteção do ecossistema.

O Seminário se realiza na semana posterior a que uma operação simultânea da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Polícia Federal apreendeu 2,5 milhões de litros de agrotóxicos adulterados em Londrina (PR) e Taquari (RS), nesta quarta (1) e quinta-feira (2). A ação também interditou a linha de produção de cinco agrotóxicos da empresa Milenia Agrociencias S/A, filial do grupo israelense Makhteshim Agan.

Durante a ação, deflagrada simultaneamente nas duas cidades da região Sul, foi constatado que os agrotóxicos Herbimix, Pyrinex, Posmil, Trop e Podos eram com adulteração na fórmula, sem autorização.

A UNAIC, enquanto entidade representante da agricultura familiar tem uma grande preocupação, relacionada aos riscos aos quais estão expostos tantos os agricultores que manuseiam esses produtos quanto com os consumidores que estão consumindo esses produtos com altos índices de resíduos de agrotóxicos, e com os terriveis impactos que a utilização desses produtostem trazido ao meio ambiente ao longo das últimas décadas.

Nenhum comentário: