sexta-feira, 17 de abril de 2009

Pimentão lidera uso irregular de agrotóxico

O pimentão foi o alimento que apresentou o maior índice deagrotóxico entre as 17 variedades de produtos analisadas noano passado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De 101 pimentões coletados em supermercados para o exame toxicológico, 65 (64,36%) continham agrotóxicos emquantidade muito superior ao que é permitido - um miligramapor quilo, verificado no período de 14 dias entre aaplicação e o consumo. Esse é o padrão internacional adotado também pelo Brasil.

Também chamou a atenção da Anvisa o uso de agrotóxicos não permitidos em todas as culturas analisadas.

Ingredientes ativos banidos nos países desenvolvidos - como o acefato, ometamidofós e o endossulfam - foram encontrados de forma irregular em produtos como abacaxi, alface, arroz, batata,cebola, cenoura, laranja, mamão, morango, pimentão, repolho,tomate e uva.

"Desde 2008, o Brasil é o país que mais consome agrotóxico no mundo", afirmou o gerente detoxicologia da Anvisa, José Agenor.

Somados todos os exames, o uso irregular de agrotóxicos corresponde a 15,28% dos alimentos analisados.

Depois do pimentão, os campeões em agrotóxico são o morango (36%), auva (32,67%) e a cenoura (30,39%). A Anvisa analisou no anopassado 1.773 amostras de 17 alimentos.

Desde 2001 é feito omonitoramento - mas, no início, poucos Estados participavam.

Eram coletados apenas 9 tipos de produto. No ano passado, ocontrole passou a ser feito em todo o País, agora com 17.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.Qui, 16 Abr, 07h50

Nenhum comentário: