segunda-feira, 24 de maio de 2010

VI Semana do Alimento Orgânico 2010


VI Semana do Alimento Orgânico2010: Ano Internacional da Biodiversidade Alimento orgânico para resgatar, construir e afirmar.

De 22 à 31 de maio estará ocorrendo a VI Semana do Alimento Orgânico com o objetivo de realizar ampla divulgação dos alimentos orgânicos, os seus benefícios e a importância do seu consumo no dia-a-dia. Este evento acontece em todo o Brasil no sentido de comprometer mais pessoas a consumirem alimentos orgânicos e
contribuírem diretamente para a manutenção e preservação da biodiversidade de alimentos.
As atividades começam no sábado, dia 22 com duas feiras preparatórias, avançam no decorrer da semana e no dia 27, pela manhã, em Canguçu a feira agroecológica estará completando 1 ano de atividade, onde serão distribuídos lembranças, folder's, sementes e haverá música e degustação de alimentos orgânicos.
Pela parte da tarde, no Largo do Mercado Público em Pelotas, estará ocorrendo a Feira do Entardecer.
No dia 29, na Feira Agroecológica da Dom Joaquim, em Pelotas, haverá a "feira do alimento orgânico e da biodiversidade", onde serão distribuídos cartilhas, folder’s, sementes e cartazes.

Haverá degustação de produtos orgânicos, mostra de artesanato quilombola e da pesca, capoeira, música, mostra de sementes e mateada ecológica.
Encerrando as atividades da VI Semana do Alimento Orgânico, no dia 31 de maio, às 14hs, ocorrerá audiência pública na Câmara de Vereadores de Pelotas, para a discussão sobre alimentos orgânicos e biodiversidade. Serão apresentados vídeos, as entidades organizadoras farão exposição de seus trabalhos e após haverá degustação de produtos agroecológicos, produzidos pelos agricultores familiares ecológicos da região.
Integrando a VI Semana do Alimento Orgânico, as feiras irão distribuir sementes de hortaliças orgânicas produzidas pela Bionatur e patrocinadas pelo Banrisul. Os consumidores interessados em cultivar seu próprio alimento podem passar pelas bancas das feiras e visualizar a diversidade de sementes disponíveis para o plantio.
Além dessas atividades, estarão ocorrendo ações paralelas, como palestras em escolas, reuniões locais, circulação de abaixo assinado contra a disponibilidade do milho transgênico no Programa Troca-Troca de sementes e inserção em programas de rádio.
Valorizar e consumir produtos ecológicos é solidariedade: o consumidor e o agricultor ganham.

Nenhum comentário: