quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

NEAD discute biossegurança e transgênicos no Fórum Social Mundial


É possível prevenir a contaminação de lavouras tradicionais, agroecológicas e orgânicas por culturas transgênicas? Ou, dito de outra forma, é possível a coexistência entre as espécies convencionais e suas equivalentes modificadas geneticamente?

Dentre tantas possíveis, estas são as perguntas centrais do seminário “Transgênicos: contaminação e coexistência”, que ocorre na próxima quarta (28), na Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento integra a programação do Fórum Social Mundial 2009, organizado em Belém (PA), entre os dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro.

Promovido pela Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa (AS-PTA), o debate reunirá especialistas no assunto, entre eles Gilles Ferment, consultor de Biossegurança do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Conforme Gabriel Fernandes, assessor técnico da AS-PTA, o seminário buscará discutir o desafio de conservar a biodiversidade agrícola face às liberações das sementes transgênicas. "Vamos debater o mito da coexistência e apresentar propostas de conservação das sementes crioulas, que são fundamentais para a agricultura ecológica. Durante o evento, também pretendemos analisar a atuação da CTNBio, que é o órgão oficial responsável pelas liberações de transgênicos no Brasil", conta.

NEAD no Fórum


A AS-PTA abriu espaço para que o NEAD faça, após os debates, o lançamento de três publicações e da “Rede Virtual de Biossegurança” do MDA.

As obras divulgadas serão o livro “Biossegurança e princípio da precaução: o caso da França e União Européia”, de Gilles Ferment [leia neste Boletim entrevista com o autor] e versões preliminares de duas futuras publicações das Séries NEAD Debate e NEAD Estudos. Esses textos foram elaborados conjuntamente por pesquisadores de várias instituições e consultores do NEAD/MDA. Os dois volumes – sob os títulos “Coexistência: o caso do milho” e “Sojas convencionais e transgênicas no planalto do Rio Grande do Sul” – registram o contexto jurídico-político e as implicações ecológica, econômicas e sociais da coexistência de cultivos convencionais e transgênicos.

A Rede Virtual de Biossegurança é a nova comunidade do Portal da Cidadania (http://comunidades.mda.gov.br) voltada a promover o intercâmbio de informação e conhecimento entre especialistas e interessados na temática Biossegurança e Segurança Alimentar e Nutricional. No espaço estão disponíveis, para consulta e debate, informações científicas e técnicas, resultados de pesquisas e de análises críticas relevantes sobre o tema. Também podem ser acessadas ferramentas de comunicação e interação via Internet, como webconferências, blogs, fóruns de discussão, entre outras.

Para se cadastrar na Rede, basta enviar um e-mail para: biosseguranca@mda.gov.br

Tecnologias Sociais


O NEAD/MDA também participará do Seminário “Nanotecnologia e Tecnologia Social a serviço de políticas públicas: o potencial de nanocompósitos de borracha natural para associação entre saberes populares e étnicos, e conhecimento científico”. Esse evento, previsto para o dia 29 de janeiro na programação do FSM 2009, relaciona-se à chamada de trabalhos para o Fórum de Tecnologias Sociais lançado pelo NEAD (mais informações em www.nead.org.br)

Serviço:

Seminário “Transgênicos: contaminação e coexistência”
Promoção: AS-PTA, com lançamentos do NEAD/MDA
Programação:
Abertura – Gabriel Fernandes (AS-PTA)
Painel 1 – Decisões em Biossegurança no Brasil – Leonardo Melgarejo (CTNBio)
Painel 2 – O caso da soja – Gilles Ferment (NEAD/MDA)
Painel 3 – O caso do milho – Rubens Nodari (UFSC)
Painel 4 – Árvores transgênicas – Anne Peterman (Global Justice Ecology Project)
Local: UFPA, pavilhão Ap, sala Ap-01
Data: 28/01
Horário: 8h30 às 11h30

Seminário “Nanotecnologia e Tecnologia Social a serviço de políticas públicas: o potencial de nanocompósitos de borracha natural para associação entre saberes populares e étnicos, e conhecimento científico”
Data: 29 de janeiro
Horário: 15h às 18h
Local: UFPA (Sala a confirmar – informação poderá ser consultada a partir da próxima semana por meio do site http://www.forumsocialmundial.org.br/ .


Fonte:Notícias Agrárias, NEAD/MDA - 18 a 25 de Janeiro de 2009 nº 445
http://www.nead.org.br/boletim/boletim.php?boletim=445¬icia=2090

Nenhum comentário: