sábado, 10 de janeiro de 2009

Ministério da Agricultura divulga calendário de Vacinação contra Aftosa


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulgou ontem (08/01/09) em Brasília/DF, o calendário nacional de vacinação contra a febre aftosa de 2009. A maioria dos estados (AC, AP, AM, BA, ES, GO, MA, MG, MT, MS, PA, PI, PR, RJ, RO, RS, SP, SE e TO) e o Distrito Federal devem vacinar o rebanho de bovinos e bubalinos nos meses de maio e novembro. Outros estados (AL, CE, PB, PE, RN e RR) vacinam nos meses de abril e outubro. O estado de Santa Catarina é livre de febre aftosa sem vacinação.


O Rio Grande do Sul, que vacinava nos meses de janeiro (todo o rebanho) e junho (animais com idade abaixo de 24 meses), passará a imunizar o rebanho em maio e novembro. Para garantir uma transição segura, foi mantida a etapa de janeiro de 2009.
A mudança atende um pleito do serviço veterinário e dos criadores do estado e unifica a vacinação do Rio Grande do Sul com os estados da zona livre de febre aftosa do Brasil e com o Uruguai. O novo calendário evita o manejo do rebanho no mês de janeiro, caracterizado por calor e seca intensos, e facilita o trânsito de animais e o controle nas fronteiras.
Fonte: Site do Ministério da Agricultura: www.agricultura.gov.br

Nenhum comentário: