sexta-feira, 25 de março de 2011

Contaminação do Leite Materno Por Agrotóxicos

Uma pesquisa realizada por uma mestranda da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) revelou contaminação do leite materno por agrotóxicos usados em plantações no Mato Grosso (MT). As amostras foram colhidas de 62 mulheres atendidas pelo programa de saúde da família do município de Lucas do Rio Verde, a 350 km de Cuiabá. Os níveis de agrotóxicos encontrados estão bem acima da média e põem em risco a saúde humana.

Em 100% das amostras foi encontrado ao menos um tipo de agrotóxico e em 85% dos casos foram encontrados entre 2 e 6 tipos.


A substância com maior incidência é conhecida como DDE, um derivado de outro agrotóxico, DDDT, proibido pelo Governo Federal em 1998 por provocar infertilidade no homem e abortos espontâneos nas mulheres.

O leite materno é o primeiro alimento do ser humano. Uma boa amamentação tem influência pelo resto da vida de uma criança e o Direito Humano à Alimentação Adequada em quantidade suficiente, com qualidade, regularidade e respeitando os hábitos regionais é o que há de mais nobre e humano na conceituação da Segurança Alimentar e Nutricional.

Embora os agrotóxicos sejam necessários para as plantações, não existe nenhuma barreira física que impeça o produto de se espalhar pela região com a ação do vento.

Nenhum comentário: