quinta-feira, 1 de julho de 2010

Carta Final 6º Congresso da UNAIC

Nós Agricultores Familiares e técnicos representantes de 25 entidades organizadas do município de Canguçu, reunidos para o 6º Congresso da UNAIC, nos dias 10 e 11 de Junho de 2010, queremos manifestar as nossas impressões e conclusões extraídas após 2 dias de trabalho e debate.

Após realizarmos uma longa analise das questões conjunturais que envolvem a agricultura familiar local, regional e nacional, elencamos algumas questões chaves que vem intervindo na vida das organizações associativas ligadas a agricultura familiar. Dentre as muitas questões destacamos: O individualismo cada vez mais presente no meio rural, o aumento dos custos de produção e a desvalorização dos produtos no momento da comercialização, o modelo educacional desenvolvido nas escolas que não trabalham as questões da realidade rural, a falta de interesse e comprometimento dos agricultores com o trabalho associativo, o alto indicie de endividamento dos agricultores familiares, a não permanência dos jovens na agricultura, o imediatismo que não permiti a construção do desenvolvimento, as alterações do modelo produtivo que afetam diretamente os agricultores familiares, a falta de renovação das lideranças, as alterações do mercado de produtos agrícolas, alem da falta de capacitação para o trabalho coletivo.

Após realizarmos um amplo debate frente aos desafios colocados ao trabalho associativo das organizações da agricultura familiar propomos que a UNAIC, enquanto nossa organização representativa desenvolva as seguintes ações: a busca pela inserção nos mercados institucionais, como PAA e Merenda Escolar, o estabelecimento de parcerias com Cooperativas de Consumidores, a busca de formação e renovação de lideranças em Associativismo e Cooperativismo, identificando os fundamentos do associativismo através da realização de cursos, a capacitação dos agricultores na recuperação do solo, na preservação da agrobiodiversidade, agregação de valor através do incentivo da produção leiteira, agroindústria e de hortigranjeiro através de comunidades organizadas, na promoção da Agroecologia, e em processos de agroindustrializacão e de gestão rural. A articulação e mobilização dos agricultores familiares na busca de melhorias na política publica de educação, buscando tornar essa e o ensino mais voltado para a realidade dos jovens rurais, e propiciar o acesso a cursos profissionalizantes de nível técnico e superior. Fomentar as práticas de agroecologia, junto às escolas rurais, capacitando esses jovens e despertando neles o interesse pela sua continuidade no campo.

Lutar pela adequação da legislação das agroindústrias, para que a mesma atenda as necessidades das pequenas agroindústrias familiares, a redução das alíquotas tributarias que incidem sobre os produtos da agroindústria familiar.

Incentivar a sustentabilidade dos agricultores com a utilização dos recursos disponíveis na propriedade para a melhoria da capacidade produtiva através de técnicas alternativas de adubação, manejo do solo e da melhoria da produção, buscando a qualificação produtiva visando à redução de custos.

Fortalecer as relações entre agricultores e assistência técnica, buscando uma ação coletiva através de parcerias participativas.

Promover o protagonismo das comunidades como forma de promover a valorização do associativismo na busca da mobilização comunitária.

Temos presente que esse debate não encerra a discussão, nosso objetivo é alem de elencar e promover as questões para que possam ser debatidas nos grupos e associações. Ressaltamos a importância desse espaço como forma de promover o diálogo da UNAIC junto as suas associações filiadas.

Encaminhamos esse documento à apreciação da Assembléia Geral da UNAIC, na expectativa de que esse debate possa fomentar um novo processo de desenvolvimento associativo em Canguçu e na região.

Participantes do 6º Congresso da UNAIC.

Canguçu, 11 de Junho de 2010.

Nenhum comentário: