quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Projeto da UNAIC é certificado como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil

A Fundação Banco do Brasil divulgou hoje (18), pela manhã, em Brasília (DF), a relação de tecnologias sociais certificadas no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2009. A premiação acontece a cada dois anos, para identificar, certificar, premiar e difundir produtos, técnicas ou metodologias que se enquadrem no conceito de 'tecnologia social' - uma proposta inovadora de desenvolvimento, que considera participação da comunidade no processo.

A UNAIC é uma das Instituições que teve um projeto certificado, o Programa de Produção de Sementes Crioulas, que é desenvolvido desde 1994 pela instituição foi certificado como uma tecnologia social, a notícia foi recebida com entusiasmo pelo Presidente da UNAIC, André Ferreira dos Santos, que destacou a importância do reconhecimento do projeto por uma instituição tão importante quanto a Fundação Banco do Brasil, o mesmo ainda destacou que é a segunda vez que o programa de produção de Sementes Crioulas da UNAIC, é reconhecido nacionalmente em 2008 o programa recebeu o Prêmio Valores do Brasil, que foi oferecido pelo Banco do Brasil em comemoração aos 200 anos do banco.

Tecnologia Social :

O conceito de tecnologia social está baseado na multiplicação de soluções sociais em áreas como alimentação, educação, energia, habitação, renda, recursos hídricos, saúde, meio ambiente, dentre outras. As tecnologias podem aliar saber popular, organização social e conhecimento técnico-científico. O importante é que sejam efetivas, reaplicáveis e que propiciem desenvolvimento social em escala.

O Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social

Nesta 5ª edição da premiação, 114 práticas inscritas foram certificadas, segundo os critérios de reaplicabilidade, efetividade da transformação social e interação com a comunidade. Desse total, 39 tecnologias sociais foram certificadas na área de educação, 20 relacionadas à geração de renda, 16 ao meio ambiente e 15 à saúde. Alimentação gerou 6 certificações, água 14 e habitação 4. Não houve tecnologias certificadas relacionadas ao tema energia.


Para conhecer as tecnologias certificadas em 2009, clique aqui

Em 2009, o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social recebeu 695 inscrições. O tema educação gerou o maior número de propostas submetidas (201). Em seguida vieram renda (91), meio ambiente (83) e saúde (79). Os temas que receberam um menor número de inscritos foram: alimentação (38), água (46), habitação (22) e energia (11). Em 2007, foram 782 inscrições, em 2005, 658, e em 2003, 634. A primeira edição da premiação, em 2001, recebeu 523 inscrições.

Finalistas - A próxima etapa do Prêmio é a escolha das tecnologias finalistas, segundo critérios de mérito, efetividade e resultado alcançado. Nessa fase, todas as 24 soluções sociais selecionadas receberão o troféu de 'Finalista do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social - edição 2009'.

A fase seguinte é a de julgamento, quando as tecnologias finalistas serão analisadas segundo critérios de inovação, exemplaridade, transformação social e potencial de reaplicabilidade. Serão declaradas vencedoras oito tecnologias sociais, uma em cada categoria. Cada tecnologia social vencedora receberá R$ 50 mil, destinados a atividades de expansão, aperfeiçoamento ou reaplicação da tecnologia social premiada. O resultado final será conhecido em 24 de novembro, em Brasília (DF), durante o evento de premiação.

fonte: Fundação Banco do Brasil
Gerência de Comunicação e Mobilização Social
Portal: www.fundacaobancodobrasil.org.br

Nenhum comentário: