sábado, 31 de janeiro de 2009

Defesa Civil afirma "é uma das Maiores Tragédias Ambientais da História"



A chuva que inundou o sul do Estado despejou ontem os corpos de mais cinco vítimas, elevando para 11 o número de mortos, até a noite.


O cenário segue desolador. Ruíram 44 pontes em quatro distritos da área rural da região de Pelotas, mantendo ilhadas dezenas de famílias. As rodovias BR-392 e BR-116 seguem bloqueadas em alguns trechos.


– Pelos nossos registros, é uma das maiores tragédias ambientais da história do Rio Grande do Sul. A situação é mais grave porque ocorreu num curto espaço de tempo e em uma região limitada, formada por quatro municípios – disse o tenente-coronel Joel Prates Pedroso, coordenador da Defesa Civil do Estado. (jornal Zero Hora 31/01/2009).

A situação na região ainda é muito crítica ainda chove na maioria das cidades atingindas, embora em menor intensidade, as cidades de Pelotas, Turuçu, Morro Redondo e Capão do Leão decretaram situação de emergência.

Ainda não foi possível calcular a dimensão dos estragos na área rural , porque em algumas comunidades a acessibilidade ainda é dificultado pela falta de pontes que foram levadas pela força da água, mais de 7.000 residências ainda estão sem luz na região, há problemas na telefonia fixa e celular em quase toda a região.
Existem porém muitos registros de perdas nas lavouras de milho e fumo, duas das principais atividades agrícolas da região, além de mortes de pequenos animais como porcos e galinhas provocadas por afogamento.

O último levantamento contabilizava:

Onze mortos
76.716 pessoas afetadas
1,085 desabrigados
2,236 desalojados
Quatro Rodovias com bloqueios
Em Canguçu a chuva foi forte porém de menor intensidade , apesar de estarmos sem acesso as cidades de Pelotas e Rio Grande, não existem registros de grandes estragos, somente de problemas relacionados a energia elétrica e a telefonia celular, além de pequenos estragos nas estradas da zona rural.

Clique Aqui e veja algumas imagens da destruição na região.
Neste momento ,para nós fica a reflexão:
Qual a nossa parcela de contribuição para que a natureza tenha reações tão absurdas? Novamente fica o alerta de que o homem precisa reestabelecer a sua relação harmoniosa com a natureza.

Nenhum comentário: