quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

A Direção e Funcionários da UNAIC deseja a todos os seus amigos e colaboradores um Ano Novo repleto de realizações!!!!


FELIZ 2011!!!!

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Edital de Convocação de Assembléia Geral Extraordinária


O Presidente da União das Associações Comunitárias do Interior de Canguçu- UNAIC,conforme suas atribuições definidas pelo o Estatuto desta entidade, convoca os representantes das Associações filiadas a UNAIC para a sua Assembléia Geral Extraordinária de eleições que será realizada no dia 17/12/2010, no Salão da Igreja Episcopal Anglicana em Canguçu. Com inicio em 1ª Convocação as 09:00 hs com 2/3 dos representantes das associações filiadas, ou em segunda convocação as 09:30 hs com 50% +1 dos representantes das associações filiadas ou em 3ª convocação as 10 hs com qualquer numero de representantes presentes:

Sendo a seguinte ordem do dia:
- Apresentação das chapas concorrentes e Eleições da nova Diretoria;
- Eleição do Conselho Fiscal;
- Assuntos diversos;

As chapas interessadas em concorrer deverão se inscrever por meio de ofício dirigido a comissão
eleitoral e entregue na sede da UNAIC até o dia 14/12/2010.


Canguçu,01 de Dezembro de 2010.
Andre Ferreira dos Santos
Presidente da UNAIC

Nomeados novos Secretários e Ministros ligados a Agricultura!

Com a nomeação de Maria Lúcia de Oliveira Falcón, para o Cargo de Ministra do Desenvolvimento Agrário anunciada hoje (13/12) pela Presidente Dilma Rousseff, estão completos os cargos de ministros e secretários de estado ligados a Agricultura no Brasil e no RS.

Em nível Federal além de Falcón,no MDA, foram confirmados o nome de Ideli Salvatti , no Ministerio da Pesca e de Wagner Rossi que continua a frente do Ministerio de Agricultura Pecuaria e Abastecimento.

No RS o Governador Tarso Genro também já confirmou o nome dos secretrários ligados ao Setor, na pasta da Agricultura esta confirmado o nome de Luiz Fernando Mainardi, para a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo foi nomeado Ivar Pavan, essa última secretaria será , segundo a equipe de transição, responsável por articular as politicas destinadas a agricultura familiar no RS, e por articular as ações de Cooperativismo.

Ainda é aguardado com expectativa a nomeação do novo Presidente da EMATER/RS, empresa que cumpre um importante papel na Assistencia Tecnica aos agricultores no RS.

O Perfil dos Secretarios Gaúchos Nomeados:

Secretaria da Agricultura:
Luiz Fernando Mainardi, foi vereador e prefeito de Bagé, além de ter sido Deputado Federal

Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo:
Ivar Pavan, o Agricultor natural de Aratiba , está no seu 4º mandato como Deputado estadual e foi o primeiro Petista Presidente da Assembléia Legislativa.



Novo Fone UNAIC

A UNAIC está atendendo em novo telefone/fax: 53-3252.2918

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

ASSOCIAÇÃO ECOVIDA - OPAC CREDENCIADA PELO MAPA







Resultado de mais de 12 anos de luta na busca de reconhecimento da metodologia participativa de avaliação de conformidade, a Associação Ecovida, da Rede Ecovida de Agroecologia é, finalmente, credenciada como Organismo Participativo de Avaliação de Conformidade – OPAC.

Nos dias 30 de novembro à 2 de dezembro de 2010, o Ministério da Agricultura – MAPA realizou auditoria na Associação Ecovida e reconheceu a sua capacidade de afirmar a qualidade ecológica dos produtos e das Unidades de Produção e Vida Familiar – UPVFs de seus associados.

A Rede Ecovida é pioneira na construção desse jeito participativo e solidário de avaliação de conformidade. Acredita-se que a metodologia participativa é eficaz, principalmente, porque envolve e compromete, em todo o processo, os/as agricultores/as ecológicos/as e suas organizações, bem como outras organizações locais e regionais, populares e públicas, de forma participativa e solidária. E como já tem sido dito e repetido na Rede: “agroecologia é mais que uma tecnologia de produção de alimentos, é, também, um modo de vida e de relação de mútua cooperação com a natureza e com tudo o que vive nela”.

Logo que a notícia se espalhou, algumas reações expressam o que essa vitória representa. Da Serra Gaucha, Laércio Meirelles, ao dar a notícia, disse “parabéns a todos nós, a cada um e cada uma que tece a Rede. Fim de um ciclo. Outro começa”. De Curitiba, do jeito Mario Barbarioli de ser, veio “parabéns, auguri, congratulations, felicitaciones... a todos nós...”. Do Planalto Serrano, Jozete Nieuhes, “me orgulho muito de fazer parte desse processo, contribui muito pouco com a rede mas o pouco que ajudei a tecer essa rede é motivo de comemoração”. De Santa Catarina, o Aires diz que “valeu pelo trabalho de todos – e vamos ao próximo ciclo”.

De outras paragens, também, chegaram manifestações. Da Universidade da Califórnia, Berkeley/USA, o professor chileno e presidente da Sociedade Cientifica Latino Americana de Agroecologia – SOCLA, Miguel Altieri: “companeros de ECOVIDA: a nombre mio y de SOCLA quisiera felicitar a la RED ECOVIDA por este logro que le da gran credibilidad al trabajo de ustedes y que seguro servira de modelo para escalonar esta metodologia por todo el continente. Saludos cordiales”.

De Antioquia, Colombia, os/as companheiros/as da Rede Colombiana de Agricultura Biológica – RECAB, que faz parte do Movimento Agroecológico da América Latina e do Caribe – MAELA: “La asociación RECAB y el MAELA Colombia, quierem unirse a su celebración y felicitar-los/as por el reconocimiento de su Sistema de Garantia, por el Ministério de Agricultura de Brasil. Este reconocimiento es fruto del esfuerzo y de las propuestas de vida que han tenido com todos los hermanos latinoamericanos a través de tantos años em nuestro compartir desde el MAELA e otros movimientos. Su reconocimiento nos llena de orgullo y de ánimo para continuar nuestro processo em Colombia”.

E para deixar todo mundo alerta, Leandro Venturin completa “confesso que me emocionei com a noticia, mesmo sabendo que se tratava apenas de uma formalidade e que tinha certeza do ‘nosso’ credenciamento. Considero este fato uma ‘oficialização’ de um estado de espirito, muito mais que um processo formal. Acredito que todos os que nestes 12 anos emprestaram seu suor e seu tempo à Rede compartilhem este sentimento comigo. Espero que apos o “fim deste ciclo”, resgatemos os outros grandes eixos da Rede, que vão muito além da avaliação de conformidade. Sei que estes eixos nunca estiveram dormentes, porem não sejamos ingênuos de pensar que foram prioritários nos últimos anos. Então povo, temos muito trabalho pela frente”.

Veja também em:
http://www.assesoar.org.br/index.php?sc=SA011&sa=SA000&codPublicacao=ACA00069&codIdioma=1

sábado, 4 de dezembro de 2010

UNAIC será destaque no Campo e Lavoura neste Domingo

O Programa Campo e Lavoura da RBSTV, deste domingo 05/12, irá apresentar uma reportagem sobre o trabalho de produção e preservação de Sementes Crioulas desenvolvido pela UNAIC.


Na reportagem também serão destacadas as ações da Jornada em defesa do Milho Crioulo que vem sendo desenvolvido na região.

É Domingo 05/12 /10, apartir das 05:40 da manhã na RBSTV!

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Comitiva da Espanhóis e UNISOL visitam empreendimentos em Canguçu



Representantes de uma ONG Espanhola e da UNISOL Brasil, estiveram visitando nesta sexta- feira (03/12) os empreendimentos de Economia Solidária filiados a UNISOL Brasil em Canguçu.

Na parte da manhã foi realizada uma reunião com os representantes dos empreendimentos, e a tarde a comitiva realizou visitas a UNAIC, COOMELCA e a COOPAL.



O objetivo principal da agenda era reunir os grupos locais de economia solidária com a direção da UNISOL e promover a construção de projetos e de parcerias entre os empreendimentos e possíveis financiadores.


CONAB distribui 28 toneladas de Sementes adquiridas da UNAIC

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) já distribuiu as 28 toneladas de sementes de milho crioulo adquiridas da UNAIC e destinadas à região sul atraves da articulação do Fórum da Agricultura Familiar.

As entidades que receberam as Sementes foram definidas pela articulação do mesmo fórum

- Estas sementes vêm num momento propício, na época de plantio do milho, e a distribuição é um dos maiores eventos que o Fórum da Agricultura realiza na região sul, com o foco na valorização e preservação das variedades locais do nosso milho – observou o engenheiro agrônomo do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa), Roni Bonow, que integra a Jornada de Preservação do Milho Crioulo em detrimento das sementes geneticamente modificadas do cereal.

Além das comunidades de agricultura familiar e assentados de reforma agrária, 930 famílias oriundas de 33 comunidades quilombolas da região, por meio do Capa, serão beneficiadas com seis toneladas de sementes repassadas pela entidade, também contemplada pelo convênio.


O convênio

A doação foi viabilizada por meio do Programa de Aquisição de Alimentos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e Conab, que firmaram convênio com as entidades da região. Os órgãos federais adquiriram as sementes de agricultores associados à União das Associações Comunitárias do Interior de Canguçu (Unaic) e vão oferecer diversas variedades de milho crioulo como Catete Amarelo, Amarelão, Argentino Amarelo, Branco Oito Carreiros, Branco Dentado e Branco Roxo Índio, dentre outras. As sementes, todas tratadas de forma orgânica, serão distribuídas pela Unaic a 17 entidades e cooperativas que as repassarão às suas comunidades assistidas.


Entenda a Jornada

Com a articulação iniciada em julho junto de gestores públicos da região, a Jornada de Preservação do Milho Crioulo tem como objetivo ampliar a mobilização de repúdio à decisão do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper). O órgão decidiu colocar as sementes de milho geneticamente modificadas no programa de financiamento Troca-troca já para a safra 2010/2011. Para isto, estão sendo promovidas exposição e distribuição de sementes, debates e audiências públicas para esclarecimento, além de um abaixo-assinado.

Se somam à Jornada, o Capa, Embrapa, Cooperativa Sul Ecológica, Sintraf-Sul, Grupo de Agroecologia da UFPel, Unaic, Arpasul, Gabinete da Vereadora Miriam Marroni, Crehnor e Alpag.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Edital de Convocação de Assembléia Geral Extraordinária


O Presidente da União das Associações Comunitárias do Interior de Canguçu- UNAIC,conforme suas atribuições definidas pelo o Estatuto desta entidade, convoca os representantes das Associações filiadas a UNAIC para a sua Assembléia Geral Extraordinária de eleições que será realizada no dia 17/12/2010, no Salão da Igreja Episcopal Anglicana em Canguçu. Com inicio em 1ª Convocação as 09:00 hs com 2/3 dos representantes das associações filiadas, ou em segunda convocação as 09:30 hs com 50% +1 dos representantes das associações filiadas ou em 3ª convocação as 10 hs com qualquer numero de representantes presentes:

Sendo a seguinte ordem do dia:
- Apresentação das chapas concorrentes e Eleições da nova Diretoria;
- Eleição do Conselho Fiscal;
- Assuntos diversos;

As chapas interessadas em concorrer deverão se inscrever por meio de ofício dirigido a comissão
eleitoral e entregue na sede da UNAIC até o dia 14/12/2010.


Canguçu,01 de Dezembro de 2010.
Andre Ferreira dos Santos
Presidente da UNAIC